Como investir na bolsa de valores

Com uma situação econômica mais estável e os juros um pouco mais baixos, muita gente procura maneiras alternativas à poupança para ter uma rentabilidade melhor do seu dinheiro. Uma das opções mais procuradas por esses investidores são as ações na bolsa de valores, que podem oferecer rentabilidades muito acima da média. Porém, é preciso estar alerta de que comprar ações envolve riscos e se por um lado os ganhos podem ser grandes, por outro é possível até mesmo perder uma boa parte do capital investido.

bolsa-de-valoresO primeiro passo de como investir na bolsa de valores é estudar sobre o assunto e conhecer o mercado. É possível encontrar online diversos cursos e livros na área que darão um bom panorama sobre a mecânica dos investimentos e quais os tipos de negociações que podem ser feitas na bolsa. Como se trata de um negócio com riscos, é aconselhável realizar simulações para praticar e testar os resultados de sua estratégia de investimento.

Existem duas formas de como investir  na bolsa de valores: comprando fundos de ações oferecidos pelos principais bancos e investimento direto através de corretora de ações. Você deve avaliar ambas as propostas para identificar qual se encaixa melhor no seu perfil.

A opção de comprar ações de acordo com as ofertas do seu banco é a maneira mais rápida de investir no mercado, mas nem sempre a com melhores resultados. Os bancos agrupam os investimentos dos fundos por áreas de negócios como tecnologia, energia, minério, etc, assim ao investir em um fundo de ações você estará rateando o seu investimento em diversas empresas, o que evita uma grande perda em caso de uma queda brusca nas ações de uma delas. Outro fundo presente em todos os bancos é de acordo com o Índice Bovespa, que na verdade é composto pelas principais empresas brasileiras. Normalmente os bancos tem limites altos para investimento mínimo e cobram também uma alta taxa de administração, algumas inclusive não se limitando a um percentual do lucro obtido mas sim de todo o valor investido.


A outra opção, que é a mais praticada por quem quer investir na bolsa de valores, é a utilização de uma corretora de ações para realizar suas transações. Toda corretora tem sua plataforma de compra e venda de ações, chamada de Home Broker. Através dessas plataformas é possível acompanhar o movimento do mercado em tempo real e inclusive realizar movimentações de compra e venda de uma mesma ação em um mesmo dia, chamadas de Day Trade. As corretoras podem cobrar uma mensalidade para uso da plataforma, mas a maioria delas cobra apenas pelas transações de compra ou venda realizadas, chamadas de ordens. Neste caso, você terá que comprar individualmente ações de cada empresa que deseja investir para compor o seu portfólio.

Se você resolver investir em uma determinada empresa em especial, é fundamental acompanhar as notícias sobre essa empresa na imprensa e também em áreas relacionadas ao negócio da mesma. O ideal é diversificar seus investimentos na bolsa de valores em diversas empresas e setores, investindo inicialmente valores que não farão falta para o seu dia-a-dia.

Para mais informações de como investir seu dinheiro, recomendo o ebook “Como Investir Dinheiro” do educador financeiro e investidor Rafael Seabra. Esse é um best seller recomendado por vários autores, entre eles o Gustavo Cerbasi, autor do Best Seller “CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação ainda. Seja o primeiro!)
Loading...
(Visited 323 times, 1 visits today)

Leave a Reply